terça-feira, 20 de dezembro de 2011

COMUNIDADE EM REDE - Materia da Zero Hora de Porto Alegre - 18 de dezembro de 2011 - Geral



INTERNET POR TODOS OS CANTOS


Lagoa dos Três Cantos implementa projeto que conecta 100% do município na internet


Leandro Becker
leandro.becker@zerohora.com.br

Com 19 anos de vida, Lagoa dos Três Cantos, distante 80 quilômetros de Passo Fundo, só teve dois prefeitos. Tem 1,6 mil habitantes e apenas 15 ruas. Mas se engana quem pensa que a pacata cidade parece um vilarejo. Entre tradição germânica e deliciosas cucas, emerge uma cidade digital. O audacioso projeto promete levar internet para todos os cantos da Lagoa.

A ideia surgiu há um ano, mas só tomou forma a partir de março. Depois de garantir o acesso à banda larga via acordo com a Telebrás, o município aperfeiçoou o projeto e licitou a execução das obras para interligar a população por computador.

Em busca de financiamento, a prefeitura inscreveu, em agosto, o projeto em um edital do Ministério da Ciência e Tecnologia, com 600 concorrentes. Dos 46 contemplados, foi o melhor classificado. O convênio de R$ 300 mil deve ser assinado até o final do mês.

Lagoa dos Três Cantos implementa projeto

Por Fatima Fonseca
Seg, 18 de Abril de 2011 16:55
O município faz parte do projeto de cidades-conceito da Telebrás. Além de redes por fibra, WiMAX e Wi-Fi, o projeto envolve provedor local e o CGI.



O projeto da Telebrás, de testar as diferentes tecnologias e o custo de implementação de uma cidade digital, chega à cidade gaúcha de Lagoa dos Três Cantos. Com 1.600 habitantes, 250 domicílios urbanos e 260 domicílios na área rural, o município terá o modelo mais completo, em relação aos outros quatro municípios escolhidos como cidades-conceito. O projeto prevê um anel metropolitano, que atenderá todos os pontos de governo (cobrirá os prédios administrativos, escolas, postos de saúde, unidade local da Polícia Militar, casa da cultura, o clube da cidade, etc., a uma velocidade entre 1 Giga a 10 Giga); uma rede WiMAX sobreposta no anel; câmeras de vigilância; pontos Wi-Fi cobrindo 100% da área urbana do município e uma rede WiMax (em 3,5 GHz) para atender a área rural.

“Todos os pontos públicos serão atendidos por uma rede de alta velocidade, com Metro Ethernet e o acesso nos domicílios será por Gpon (Gigabit Passive Optical Network, rede de fibra que só precisa de energia nas pontas), com velocidade de 100 Mbps”, conta Paulo Eduardo Kapp, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da diretoria técnica da Telebrás. Os usuários da zona rural terão acesso a 10 Mbps e a escola rural mais distante, 20 Mbps.

Este modelo vai testar também a concessão do serviço a um provedor local, informa Kapp. Segundo ele, há três interessados em participar da licitação, que está sendo conduzida pela prefeitura de Lagoa dos Três Cantos, com consultoria da Telebrás. A estatal ajudou também a preparar o edital para as redes, que será publicado até a próxima semana. Os editais exigem tecnologia nacional, portanto, devem ser disputados por players como Padtec, Digitel, Parks, WxBR, Trópico, Datacom, Gigacom, entre outros. Outra inovação em Lagoa dos Três Cantos será a medição de banda pelo Comitê Gestor da Internet, que vai colocar um servidor com esse objetivo.

De acordo com Kapp, os resultados obtidos nas redes instaladas nas cidades-conceito, além de subsidiar políticas públicas para as cidades digitais que venham a ser desenvolvidas pelo governo, estão ajudando a Telebrás no trabalho de consultoria que está desenvolvendo para 179 cidades, que recorreram à estatal para fazer seus projetos. “Nosso trabalho é fazer o desenho da rede e preparar o edital de licitação para a prefeitura. Do total de cidades que nos procuraram, já validamos os resultados da consultoria para cerca de dois terços delas”, diz ele. Essas 179 cidades devem ser ligadas à rede da Telebrás, no Plano Nacional de Banda Larga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.